cordeiro de freitas (Antônio José Cordeiro de Freitas)

Mensagens/Livros/Pensamentos/Poemas/Documentários/Homenagens/Vídeos

– GRUPO ESCOLAR CORONEL JOSÉ TEÓFILO CARNEIRO

002

GRUPO DE ALUNOS DO GRUPO ESCOLAR CEL. CARNEIRO EM VISITA AO POSTO DE PSICULTURA EM 1963 E UM DESENHO DE UMA ALUNA REFERENTE A ESTA VISITA:

20151117_102637a

20151117_102403

20151117_102411

DIRETORA, PROFESSORAS E ALUNOS DO CEL. CARNEIRO NA DÉCADA DE 60.

Fotos cedidas pela família de Adelaide, Tânia e Luiz Felipe irmãos que estudaram no Cel. Carneiro na mesma época que estudei. Com a presença de Dª Zizinha diretora da escola.

Scan_Pic0096

Adelaide

Scan_Pic0090

Adelaide e Dº Zizinha e professora.

Scan_Pic0089

Adelaide e professora Dª Paula

Scan_Pic0094

Adelaide, Felipe, Monsenhor e Tânia.

Scan_Pic0095

Dª ZIZINHA – Diretora

Fotos cedidas pela família de Ronin , Rejane e Rossane irmãos que estudaram no Cel Carneiro na mesma época que estudei , e com a  mãe Anésia.

005

Professoras do Cel Carneiro

003

Rejane

004

Rejane e um aluno

006

Alunos fantasiados a caráter para desfile

001

Mães e alunos fantasiados a caráter para desfile

 

 

De 1961 a 1964 estudei no Grupo Escolar Coronel José Teófilo Carneiro em Uberlândia MG ( fundada em 1946 ) com endereço desde a sua fundação na Av. Floriano Peixoto 1,352 ali ao lado do antigo estádio Juca Ribeiro,  onde minha tia Esmeralda de Freitas era professora e que depois assumiu o cargo de diretora, e hoje o colégio se chama Escola Estadual Coronel José Teófilo Carneiro, e abaixo estão as fotos com data de 03/12/2014,  as mudanças foram poucas, e deu saudade, mas fazem 53 anos que ali estudei as lembranças são poucas mas quero deixar da melhor forma possível esta página para retratar um dos lugares inesquecíveis de minha vida!

O trabalho não é definitivo, estarei sempre buscando informações, fotos e o que for possível para enriquecê-lo sempre.

Abaixo uma entrevista simples que fiz com a tia Esmeralda hoje com 87 anos sobre o tempo dela no Coronel Carneiro, onde esudei com minha irmã Renilde e ela nos levava todos os dias e trazia, com certeza devo muito a ela quanto à educação:

O Grupo possuia duas entradas, a dos alunos era pela rua Roosevelt de Oliveira e a principal pela Floriano Peixoto ali em frente ao antigo estádio Juca Ribeiro.

 

A  secretaria era o terror dos alunos, o ponto final de toda aventura das bagunças e dos mal feitos, devo ter parado ali algumas vezes pois com certeza sempre fui muito foliento.

A biblioteca e a sala das professoras, por mais que me esforce mentalmente não consigo me lembrar, mas com certeza devo ter ido muito à biblioteca pois sempre gostei de ler, antes naquela época, preferia muito mais brincar e viver na rua.

 

O pátio com as árrvores os bancos de pedra de praça realmente possuia um valor inestimável, ali nossa liberdade era posta a prova, cada um dos meninos se mostrava mais rápido na corrida, bom de bola com uma redondinha, as brincadeiras corriam soltas e o paraiso existia ali, nossas vidas se enxiam de felicidade e o tempo era precioso e com certeza quando a campainha tocava encerrando o recreio, todos sofriam uma dor profunda mas ficava a esperança de no dia seguinte retomarm

Alguns colegas da época não os esqueci, Arnaldo filho da professora Adair Zocoli, 3 irmãos,Ronin, Rossane e Rejane, e os que mantenho mais contato ainda hoje, Adelaide, Tânia e Luiz Felipe, estes três eram sobrinhos se não me engano e os chamei de netos na entrevista acima de Dª Zizinha que foi diretora do grupo.

 

Este espaço abaixo era onde tomávamos nosso lanche e a nossa água, um lugar onde todos os dias éramos todos reunidos para cantarmos o hino nacional os hinos da bandeira sempre cantado na sua época comemorativa, enfim éramos muito bem educados em educação civica.

Minha maior lembrança está no palco abaixo,

20141203_134532

pois ali me lembro perfeitamente das minhas apresentações ao público, alunos e professoras, como dublador de música do Roberto Carlos, e a que me lembro perfeitamente é a que dizia:

-“Eu vou contar para todos a história de um rapaz que tinha a muito tempo a fama de ser mau”…

E nessas apresentações eu me vestia a caráter, botinha, calça jeans, camisa quadriculada, lenço no pescoço, chapéu e revólver na cintura, acho que desde menino já tinha uma queda de ator.

As salas de aula ficavam nos corredores abaixo, nas laterais da área de lazer, nos dois prédios que contornavam o espaço central onde nos divertiamos e muito nas horas de recreio e atividades que necessitavam do agrupamento dos alunos.

 

Lembro que o caminho feito de ida e volta para o grupo era a Floriano Peixoto e um dos momentos emocionantes era quando na esquina com a João Naves, tinhamos que parar para o trem passar, era sempre divertido, aquele barulho forte da sirene avisando da passagem do trem e seu barulho.

7405

 

 

 

Pesquisa de Sandra Cristina Fagundes de Lima sobre a criação e fundação do Grupo Escolar Coronel José Teófilo Carneiro:

– PDF – Grupo escolar coronel josé teófilo carneiro..

 

Abaixo os dados atuais da ESCOLA ESTADUAL CORONEL JOSÉ TEÓFILO CARNEIRO

Descrição detalhada do centro de ensino:
Situação de Funcionamento: Em atividade
Localização/Zona da escola: Urbana
Dependência administrativa: Estadual
Regulamentação/Autorização no conselho ou órgão municipal, estadual ou federal de educação: Sim
Educação Indígena: Não
Transporte Escolar público: Não Possui
Ensino Regular:

Ensino Fundamental – Anos Iniciais – Menos De 7 Horas De Duração

Outras Informações:

Número de Funcionários da Escola: 51
A escola possui organização por ciclos?: Sim
Alimentação:

Alimentação é fornecida aos alunos?: Sim
A escola possui água filtrada?: Sim
Acessibilidade:

A escola é acessível aos portadores de deficiência?: Sim
As dependências da escola são acessíveis aos portadores de deficiência?: Não
Os sanitários são acessíveis aos portadores de deficiência?: Sim
Infra-estrutura (dependências):

Existe sanitário dentro do prédio da escola?: Sim
Existe sanitário fora do prédio da escola?: Não
A escola possui biblioteca?: Sim
A escola possui cozinha?: Sim
A escola possui laboratório de informática: Sim
A escola possui laboratório de ciências?: Não
A escola possui sala de leitura?: Não
A escola possui quadra de esportes?: Não
A escola possui sala para a diretoria?: Sim
A escola possui sala para os professores?: Sim
A escola possui sala de atendimento especial?: Não
Equipamentos:

Aparelho de DVD: Sim
Impressora: Sim
Copiadora: Sim
Retroprojetor: Sim
Televisão: Sim
Saneamento Básico:

Abastecimento de água: Rede pública
Abastecimento de energia: Rede pública
Destino do esgoto: Rede pública
Destino do Lixo: Coleta periódica
Computadores e Internet:

Internet: Sim
Banda larga: Sim
Computadores para uso dos alunos: 6
Computadores para uso administrativo: 5
Localização diferenciada da escola:

Não se aplica
Tipo de atendimento das turmas:

Não se aplica
Endereço e dados de contato:

Bairro: CENTRO
CEP: 38400-700
Endereço: AV FLORIANO PEIXOTO 1352
Uberlândia, Uberlândia.
Complemento: 1
Telefone: 34 3236-5279 3235-0311
Endereço eletrônico (e-mail): ESCOLA.167720@EDUCACAO.MG.GOV.BR

Anúncios

8 pensamentos sobre “– GRUPO ESCOLAR CORONEL JOSÉ TEÓFILO CARNEIRO

  1. Muito linda, essa entrevista com a Esmeralda. Bela homenagem, a essa mulher guerreira e de grande valor. Concordo com você, quando diz que ela, e digo também à Lila, foram muito importantes para a nossa formação, quanto à nossa educação e porque não, em relação ao nosso caráter. obrigada, por postar no seu blog. Muito bom! Parabéns, pela brilhante ideia! E o nosso Grupo Escolar Coronel Carneiro, – “entra burro e sai leiteiro” -, continua o mesmo. Mas, é muito bem cuidado e limpinho. Gostei de revê-lo. Me lembrei claramente daquele pátio com os arcos. A gente sentava ali e conversa com os colegas e brincava. Muito bom lembrar… Tempo bom aquele…

  2. Grupo Escolar Cel Carneiro, exemplo de escola e aprendizado, estudei de 1958 a 1961, primeira a quarta serie primária, fui aluno de D.Paula, uma quase japonesinha muito dedicada e simpática, minhas tias Militina Silveira e Malvina Silveira eram professoras, uma escola que manteve suas formas prediais, uma lembrança eterna de D.Zizinha, D.Esmeralda, D.Paula, D.Leontina. D.Valderez, D.Militina, D.Malvina, professoras abnegadas que nos ensinaram o caminho da vida…

  3. Deixo aqui registrado que tambem fui aluno desta escola, a qual tenho orgulho de rever Dona Zizinha, Dona Esmeralda, Dona Valderez ( que conheço ate hoje ) e demais professoras. Aluno no peridodo de 1964 ate 1967 e conheci e estduei com a Tania ( e era fã numero 1 dela ) e o Felipe no Cel Carneiro e no colegio Estadual de Uberlandia. Tambem conheci a Adelaide. Uma observação : Grupo Escolar Coronel Carneiro, – “entra burro e sai engenheiro” . Muito bom estas lembranças. Obrigado a voces por me trazerem estas imagens.

    Engo. Gilmar Faria de ALmeida

  4. Dona Esmeralda de Freitas foi minha professora em 1959 no segundo ano primário do Externato Nossa Senhora Aparecida ali na Machado de Assis.
    Tenho uma foto da época com uma professora me condecorando que pode muito bem ser ela, mas também pode ser a professora do terceiro ou quarto ano.

  5. Por favor alguém tem fotos ou alguma informação da professora dessa escola chamada Luíza Ribeiro Machado. Preciso de alguns dados dessa educadora que aos 74 anos escreveu sua autobiografia: “Minha escola, minha vida”, para realizar um trabalho acadêmico.
    Desde já agradeço a atenção!

    • Bom dia Welma!

      Não conheço a professora, fiz algumas buscas e nada encontrei, mas continuarei procurando e caso consiga alguma informação te enviarei.

      Sucesso!

      atenciosamente,

      Antônio José Cordeiro de Freitas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s