cordeiro de freitas (Antônio José Cordeiro de Freitas)

Mensagens/Livros/Pensamentos/Poemas/Documentários/Homenagens/Vídeos

– TÁTICA SPORTES

20141127_103624

Na Av. Segismundo Pereira 985 bairro Santa Mônica, em abril de 1997   foi inaugurado um centro para prática de futebol societ e peteca próximo da minha residência, que manteve suas atividades até dezembro de 2012 com a gestão da família Kurtz depois sendo alugado o imóvel que manteve as mesmas atividades, conseguindo ser um local onde inumeras equipes mantinham horários fixos para disputarem seus rachas, onde a alegria e o prazer sempre foram presentes, com muita comemoração e harmonia entre os frequentadores.

No dia da inauguração aconteceu um jogo com craques do passado das equipes de Uberlândia e Uberaba, lembro que participaram nomes como o de Toinzinho por Uberaba que no seu tempo de atleta profissional jogou até no Santos futebol clube e por Uberlândia o nosso inesquecível goleiro Moacir que sagrou-se campeão da taça de prata, a maior conquista do nosso Uberlândia Esporte,  com muitos outros maravilhosos jogadores, foi espetacular, para matar saudades aqueles veteranos mostrando que a habilidade jamais fugira de seus dominios, apenas a idade lutava contra a capacidade de serem rápidos e sem cansaço.

Este local teve em maior parte de sua vida ativa a gestão de Ingrid Kurtz filha de Dª Lydia e mãe de 3 filhos, Camila, Bruno e Gustavo,  que com os quais pude ter muitos momentos de boa conversa e pude cada vez mais poder sentir respeito e carinho por todos que sempre me receberam muito bem.

A tática funcionava todos os dias com horários marcados por equipes que faziam espetáculos, craques e os chamados de pernas de pau aproveitavam sua hora ( tempo que equipes possuiam para disputar os jogos ), era sempre encontro de confraternização,

e sempre após cada jogo, os atletas assentavam nas mesas próximas do bar e deliciavam uma cerveja gelada com tira gosto, muitos atletas levavam suas esposas, namoradas e filhos, era sempre uma alegria e todos divertiam,  era como uma festa, com música e boa conversa.

Sempre que desejavam uma área do local que possuia churrasqueira, era feita a reserva e ali naquele local após a partida de futebol, os atletas com familiares e convidados, participavam de um maravilhoso e divertido churrasco.

Não participava dos jogos, pois enquanto joguei futebol, fui adepto ao futsal, mas sempre que podia frequentava aquele local, encontrava conhecidos, fazia novas amizades, podia conversar, trocar idéias, falar de esporte, politica enfim um local onde pude desenvolver boas conversas, aprender muito com a diversidasde do conhecimento das pessoas, era sobre arte, cinema, e de tudo se falava e tudo acontecia, momentos ricos cheios de farta riqueza de cultura e sensibilidade.

Ingrid, Dª Lydia, Camila, Bruno e Gustavo estavam sempre se revezando no atendimento no balcão e muitas vezes nas mesas, pessoas que jamais notei em algum deles, algum mal estar, falta de interesse e desatenção, sempre foram muito educados, e prestativos, hora alguma se recebia um não, eram dispostos e acima de tudo respeitadores, todos recebiam deles o melhor tratamento e a vida acontecia em harmonia e alegria, o convívio com eles era prazeroso, e sempre davam a atenção que procurávamos.

Duas pessoas que marcaram por estarem sempre presentes, Fernando que também trabalhou ali, uma pessoa maravilhosa que sempre me deu atenção e trocamos muitas conversas, e por muitas vezes ali estava também a cunhada da Ingrid Cintia esposa do Fernando que sempre foi muito atenciosa e que conversava da melhor maneira com educação.

Quanto vale momentos que vidas trocam conhecimentos? impossível medir, há sim uma energia que brota do calor da emoção pelo assunto tratado, e a viagem que  faz através de conhecimentos de cada um, assim o tempo é consumido através dos debates acalorados e das crenças infinitas, muitas vezes dependendo do ponto de vista nascia um pequeno temporal, e o sangue podia até ferver, mas jamais ali viu-se vidas se atracarem pelos debates quentes e cheios de energia. Isso é maravilhoso, às vezes conhecia-se alguém e logo a conversa crescia fosse o assunto que se tratasse, futebol então era um prato cheio regado de cerveja e cada torcedor até morreria por seu time e jamais levaria para casa um desaforo ou humilhação verbal, mas nunca chegaram à agressão.

Quantos jogos assisti ali, da Seleção Brasileira em copa do mundo se não me engano a de 2002, e jogos do São Paulo e quando encontrava com o João Paulo namorado da Camila também torcedor do São Paulo a conversa era bem mais agradável, enfim momentos de alegria e tristeza mas momentos marcantes com boas companhias, muita conversa, piadas, brincadeiras e mesmo se o time perdesse, a alegria e o bom relacionamento sempre ganhavam!

Uma das recordações que tenho com alguém que conheci e tomamos umas cervejas juntos falando sobre cinema, é por ele me ter dito que amava um filme de suspense e que morria de vontade de revê-lo, e como amo cinema, corri mundo para descobrir esse filme, me encontrei apenas mais uma vez com ele e depois de meses de pesquisa descobri tal filme, consegui uma cópia, mas jamais voltei a encontrar a pessoa, pena pois ele demonstrou amar tanto o filme que achei que daria uma grande alegria a ele, mas enfim só ficou na lembrança e o filme comigo, mesmo não sendo de um segmento que tenho mais apreciação.

Não poderia aqui relatar cada momento vivido ali, a memória me impede, mas deixo a minha alegria de ter vivido momentos que me alimentaram e muito o espírito, pois dali sempre pude trazer o melhor que se pode receber de seres humanos na esfera do relacionamento, vidas que jamais mediram esforços para dar o melhor de si tornando os momentos de todos que ali passavam e fica o sentimento de saudade, mas fica a certeza do muito que a vida teve com vidas que reluziam grandeza em atitudes e sentimentos, valores que jamais morrem, pois permanecem eternamente na lembrança de cada um que pode conviver com tanta profundidade de valores de uma familia capaz de tornar momentos em sentidos de querer voltar para viver tudo aquilo novamente!

Anúncios

3 pensamentos sobre “– TÁTICA SPORTES

  1. Freitas , muiiitoo legal!!
    Obrigada!!!
    Realmente para nossa família é inesquecível a TATICA, ela representou a reconstruçâo de nossa alegria, e marcante também para quem pode desfrutar de bons momentos.
    Muito Obrigada por mante vivo a nossa história.
    Um grande abraço!!

  2. Realmente os jogos importante como do brasileirão , seleção , copa, eram transmitidos e fazíamos uma grande torcida, Sempre com a cervejinha gelada!!

    Desejo aos novos gestores, muito sucesso também!Trouxe uma influente Escolinha de Futebol!
    deixo aqui meu abraço ao amigo Freitas , pela homenagem prestada .

  3. Cordeiro de Freitas, grande goleiro de futsal no passado, prezado amigo e nunca joguei os campeonatos praianos ao seu lado, sempre adversários e amigos…Hoje sempre o encontro nas caminhadas do esplendoroso Parque do Sabiá…Joguei com meus irmãos Tostão, Eddie e Junão, desde a sua inauguração até quando a Ingrid e seus filhos a administravam, familia unida e educada, um exemplo familiar para todos os que ali frequentavam…A Ingrid com sua beleza e educação era o ponto central para os bons momentos vividos naquele local…Saudades e abraços a Ingrid e seus filhos e ao grande Cordeiro de Freitas…LUIZAO GRAMA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s